5 Propriedades Da Quinoa NUNCA Contadas !!

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5 Propriedades Da Quinoa NUNCA Contadas !!

A quinoa é uma semente de uma planta que é conhecida cientificamente como quinoa
É alta em muitos nutrientes, e muitas vezes nos referimos a ela como um ” super alimento
A quinua na realidade não é um grão, mas um pseudo-cereal, uma semente que é preparada e consumida como se fosse um grão.
No entanto, a quinoa tem maior quantidade de nutrientes do que a maioria dos grãos.
A quinua tem uma textura crocante e um sabor parecido com o de uma noz. É livre de glúten, por isso que a podem desfrutar as pessoas que são sensíveis ao glúten de trigo.
As sementes de quinoa são planas, de forma oval e, geralmente, são de cor amarelo-pálido, mas a cor pode variar do rosa ao preto, e o sabor também do amargo ao doce.
Geralmente, costuma hervirse e consumir-se como um prato, no café da manhã, saladas, utilizada para engrossar sopas.
A quinua é um alimento grande, mesmo para os recém-nascidos.

FATORES NUTRICIONAIS DA QUINOA
A quinua cozida é composto principalmente de água ( 71,6%), hidratos de carbono (21,3%), proteína (4,4%) e gordura (1,92%).
Uma xícara de quinua cozida 185 gramas contém 222 calorias.
Dados nutricionais em 100 gramas de quinoa cozida:
Calorias: 120
Água : 72%

CARBOIDRATOS
Os hidratos de carbono constituem 21% de quinoa cozida, o qual é comparável a cevada e o arroz.
Cerca de 83% dos hidratos de carbono que tem a quinua são amidos. O resto é composto principalmente de fibras, mas também uma pequena quantidade de açúcares (4%), como a maltose e a ribose.
A quinoa tem um índice glicêmico relativamente baixo de 53, o que significa que não deve causar grandes picos de açúcar no sangue.

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FIBRA
A quinua cozida é uma boa fonte de fibra (2,8%), superando o arroz e o milho amarelo.
As fibras ocupam 10% do peso seco da quinua cozida, as quais, em sua maioria, são fibras insolúveis ( 85% ), como por exemplo, a celulose.
As fibras insolúveis têm sido associados com um menor risco de diabetes.
No entanto, parte de fibra insolúvel pode ser fermentada no intestino, como as fibras solúveis, alimentar as boas bactérias e favorecer uma melhor saúde.
A quinoa também nos fornece algo de amido resistente , o qual alimenta as bactérias boas do intestino, promovendo a formação de ácidos graxos de cadeia curta, a melhoria da saúde do intestino, e a redução do risco de doenças.
Conclusão: Os hidratos de carbono que tem a quinua consiste principalmente de amido, fibras insolúveis e pequenas quantidades de açúcares. A quinua também contém algo de amido resistente, o qual alimento para as bactérias intestinais boas.

PROTEÍNA
Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, e as proteínas são as responsáveis por construir o tecido do nosso corpo.
Alguns dos aminoácidos são conhecidos como ” essenciais , pela incapacidade que tem o nosso corpo para produzi-los, por isso é importante que os obtidos através da dieta.
A quinoa tem 16% de proteína, o qual é muito superior a maioria dos grãos de cereais, como a cevada, o arroz e o milho.
A quinoa é considerada como um alimento que nos fornece proteína completa , isto é assim graças a que nos fornece todos os aminoácidos essenciais
A quinoa é parecida com o Womax, muita rica em um aminoácido conhecido como a lisina , o que costuma faltar no reino vegetal. Também é rica em metionina e histidina, pelo qual é uma excelente fonte de proteínas de origem vegetal.
A qualidade da proteína que nos fornece a quinua é comparável com a caseína, uma proteína de alta qualidade que nos fornecem produtos lácteos
Outros benefícios da quinoa é que ele não contém glúten, por isso é uma alternativa perfeita para aquelas pessoas que são alérgicas a ele.

GORDURAS
A quinoa contém cerca de 2 gramas de gordura em 100 gramas de quinoa cozida.

VITAMINAS E MINERAIS
A quinua também é uma boa fonte de antioxidantes e minerais, fornece-nos mais magnésio, ferro, fibra, zinco e outros grãos.
Fósforo: É fácil de encontrar em alimentos ricos em proteínas , este mineral é essencial para a saúde óssea e para a manutenção de vários tecidos do corpo.
Cobre: Um mineral que costuma faltar em nossa alimentação, e o que é importante para a saúde do coração
Folato: vitamina B, essencial para a função celular e para o crescimento dos tecidos. O folato é muito importante para as mulheres grávidas
Ferro: É um mineral essencial que tem funções importantes em nosso corpo, como por exemplo o transporte de oxigênio nas células vermelhas do sangue.

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OUTROS COMPOSTOS DE QUINOA
A quinoa contém vários compostos de plantas que nos ajudam a melhorar a nossa saúde.
Vejamos alguns:
A saponina: Os glicosídeos vegetais ajudam a proteger as sementes de quinoa contra insetos e outras ameaças. Têm um sabor amargo e são considerados tóxicos, para removê-los você tem que ficar de molho a quinoa, lavagem asarla antes de ser cozida.
A quercetina É um antioxidante potente polifenol, o que nos ajuda a protecção de várias doenças, como as do coração, osteoporose e vários tipos de câncer.
Campferol: É um antioxidante resveratrol, que ajuda a reduzir várias doenças crônicas, como por exemplo o câncer.
O esqualeno: Um precursos de esteróides e um antioxidante no corpo.
Ácido fítico: Um antinutriente. O que consegue inibir a absorção de minerais, como o ferro e o zinco. O ácido fítico pode reduzir embebendo bem a quinoa antes de ser cozida.
Os oxalatos: Se podem ligar ao cálcio, reduzindo sua absorção e aumentando o risco de formação de cálculos renais em pessoas que sejam sensíveis a eles.
As variedades de quinoa amargas são as mais ricas em antioxidantes, que as variedades mais doces, mesmo que podemos considerar ambos como uma boa fonte de antioxidantes e minerais.
Um estudo chegou à conclusão de que a quinua tem o conteúdo mais alto de antioxidantes em uma lista de 10 cereais, pseudocereales e legumes.
A quinua é considerada a melhor fonte de antioxidantes de Blue caps turbo, que os mirtilos , os quais são considerados muito ricos em flavonóides.
Os níveis de antioxidantes que podem diminuir durante o cozimento.

CONCLUSÃO
A quinoa é um alimento de alto em nutrientes, quando comparado com outros grãos, e também é alta em proteínas de alta qualidade.
Contém altas quantidades de vitaminas, minerais e compostos vegetais, e é especialmente alta em antioxidantes, até mais do que os mirtilos.
A quinua não tem glúten, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e ajuda na perda de peso.

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